Pesquisa

Niterói lidera ranking de melhor saneamento básico do estado

Cidade teve a melhor coleta de esgoto

Niterói chegou, inclusive, a 100% das pessoas com acesso a água potável
Niterói chegou, inclusive, a 100% das pessoas com acesso a água potável |  Foto: Karina Cruz
 

Niterói é a cidade com o melhor saneamento básico do Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (20), pelo Instituto Trata Brasil. No ranking do país, ela aparece em 6° lugar. Já São Gonçalo, a vizinha, ficou entre as piores.

De acordo com o levantamento, a cidade na Região Metropolitana do Rio teve a melhor coleta de esgoto. Niterói chegou, inclusive, a 100% das pessoas com acesso a água potável, conforme os dados. 

"Niterói é um exemplo no setor de saneamento para o estado do Rio e para o Brasil. A cidade vem se destacando e sendo referência em temas voltados para a sustentabilidade e meio ambiente. Ampliamos investimentos em saneamento nos últimos anos e, por meio do trabalho em parceria com a concessionária Águas de Niterói, foi possível a construção de novas estações de tratamento de esgoto e a ampliação de outras unidades. Estamos empenhados em fazer de Niterói uma cidade cada vez melhor", afirmou Axel Grael.

A pesquisa do Instituto Trata Brasil busca mostrar os desafios que o país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

Desde 2009, o Instituto monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país.

A falta de acesso à água potável impacta quase 32 milhões de pessoas e cerca de 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde para a população que diariamente sofre, hospitalizada por doenças de veiculação hídrica.  

< Ariana Grande se divorcia e vai pagar quantia milionária ao ex Eduardo Paes proíbe recipientes de vidro em praias do Rio <